Você está aqui:
Início > Gatos > Como saber se um gato é macho ou fêmea

Como saber se um gato é macho ou fêmea

Como saber se um gato é macho ou fêmea

Quando temos gatinhos recém nascidos ou quando encontramos um felino na rua e o adotamos, é normal surgir a dúvida sobre qual é o seu sexo. No caso dos gatos bebês não é tão evidente como nos gatos adultos ou como em outros animais, por exemplo o cão, por isso é conveniente descobrir as características de ambos e aprender como saber se um gato é macho ou fêmea. Neste artigo de umComo damos-lhe algumas orientações que lhe ajudarão a descobrir o sexo do gato.

Instruções


  1. O primeiro passo que devemos dar se quisermos saber se um gato é macho ou fêmea é colocá-lo de patas para cima para poder observar os órgãos sexuais. O ideal é que a zona do ânus do animal esteja virada para você para poder assim examinar com detalhe os seus órgãos.

  2. As fêmeas são facilmente reconhecíveis, uma vez que a sua vulva se encontra logo atrás do ânus, apesar de serem dois órgãos diferentes não existe espaço de separação entre eles. Verá uma pequena faixa que não é tão volumosa como se vê na imagem. Se vir bem, assemelha-se a este sinal de pontuação ;

    Foto: animalmundi.wordpress.com

  3. No caso dos machos verá que os seus genitais também estão atrás do ânus, mas entre eles existe uma separação, que corresponde aos testículos, depois temos então o pênis saliente, mas no caso dos recém nascidos é muito pequeno e está dentro do prepúcio, por isso ao vê-lo identificamos melhor dois pequenos buracos, semelhantes a este sinal de pontuação :

    Foto: animalmundi.wordpress.com

  4. Quando o gato fizer um mês e meio será mais evidente o seu sexo, no caso das fêmeas veremos mais claramente o ânus e a vulva sem um espaço que os separe, no caso dos machos os testículos são mais evidentes e palpáveis.

  5. A vida sexual dos gatos começa aos poucos meses de idade e é nessa altura que começam a ter o cio. É por isso que é importante que saiba como é o cio nos gatos para que saiba como tratar o seu animal de estimação nesses dias do ano.

    A primeira coisa que deve saber é que o cio dos gatos é diferente segundo a sua raça e das próprias condições físicas do animal, por isso, é difícil falar numa frequência do cio porque isso é algo que dependerá de cada animal. Há gatos que podem ter seis cios por ano e outros que terão apenas uma ou duas vezes ao ano.

    Durante o período do cio, os gatos começam a passar por uma predisposição dos seus órgãos sexuais que se preparam para reproduzir. A gata vive o cio de uma forma mais intensa que os machos visto que, durante o cio, fica chamando os gatos para que venham acasalar com ela. Se os gatos não vierem, a gata chora, se arrasta pelo solo e emite gritos parecidos aos de um bebê.

    O cio pode durar desde 3 dias até 7 dias, aproximadamente, e se a gata não acasalar, o seu sistema sexual ficará em repouso até ao próximo cio. É um processo natural em que o animal chama o macho para continuar com as leis da natureza: procriar.

  6. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se um gato é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos.

Conselhos


  • É um pouco complicado diferenciar o sexo dos gatos recém nascidos e é necessária alguma experiência.
  • Se quiser ter mesmo a certeza o ideal é ir a um veterinário.

Fonte: umcomo

Deixe uma resposta

Top
Loading...