Você está aqui:
Início > Cães > Aprenda a amamentar cães órfãos

Aprenda a amamentar cães órfãos

Algumas vezes encontramos cães abandonados ou filhotinhos que perderam a mãe durante o parto e até mesmo nos deparamos com algumas cadelas que rejeitaram seus filhinhos. Nestes casos, precisamos utilizar métodos para amamentar essas gracinhas, evitando a mortalidade dos recém nascidos.

Médicos veterinários recomendam a substituição da mãe ausente por outra em estágio de lactação, como uma espécie de ama de leite. Porém, não é fácil encontrar uma cadelinha nesta situação.

Para diminuir este problema, o proprietário dos filhotinhos deve realizar, logo após o nascimento um estímulo de respiração. Trata-se da técnica de limpar e massagear o focinho do filhote.Tiny Puppy

Também é preciso uma atenção à temperatura de 30 a 32°C durante os primeiros cinco dias de vida, sendo gradualmente diminuída até 24°C nas próximas semanas.

Além disso, os filhotes sofrem com a desidratação. Tal situação pode ser evitada passando um pouco de óleo de bebê (recomenda-se de dois em dois dias), na região ventral.

Sobre a alimentação dos recém-nascidos, pode ser realizada de forma artificial. É natural que os filhotes se alimentem em pequenas quantidades e várias vezes ao longo do dia.

Para preparar o leite do seu cãozinho deve-se ficar atento, pois o leite da cadela mãe é mais forte que o leite de vaca, uma vez que os caes precisam ganhar peso e ter condições para manutenção sem cuidados maternos.

Receita de leite caseiro
Rende 1 litro

800ml de leite integral
200ml de creme de leite
4 colheres de sopa de Calcigenol
1 colher de sopa de Vitaminer líquido

Deve-se acrescentar, até os 15 dias de vida do recém nascido, uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau. Após esses dias, deve-se acrescentar três colheres de sopa de leite em pó para um copo de leite de vaca.

One thought on “Aprenda a amamentar cães órfãos

Deixe uma resposta

Top
Loading...