Você está aqui:
Início > Cães > Como adestrar um Shih Tzu

Como adestrar um Shih Tzu

Raça bastante comum em apartamentos, o Shih Tzu é uma raça bastante doce e que realmente chama atenção. Com sua pelagem bastante diferenciável, cães dessa raça têm atraído a atenção principalmente de mulheres, por sua aparência mais fofa. Além disso, por seu pequeno tamanho, é um cão que se adapta facilmente a lugares pequenos, ou lugares mais reservados, como apartamentos. É bem atrativo para crianças, principalmente do sexo feminino, pois é um cão que gosta bastante do colo e de ser paparicado.

Características Físicas e Comportamentais

Bastante carinhoso, gosta de colo, de ser mimado, no entanto é independente, tornando-se um dos animais favoritos para serem adotados por quem mora em apartamentos e muitas vezes precisa passar o dia fora, já que ele não sofre por carência ou solidão, motivo pelo qual está se tornando uma raça muito popular entre os brasileiros. Mantém ótimo relacionamento com adultos, idosos e crianças. De personalidade dócil, é um ótimo companheiro para assistir TV, pois está sempre por perto.

Por ter baixos níveis de energia, não suporta longas caminhadas. Por conta de seu aparelho respiratório bastante comprometido. Por ser um tanto preguiçoso, não gosta de desenvolver grandes atividades.

O Shih Tzu é um cão de temperamento calmo, tranquilo, ideal para áreas pequenas, gosta de brincar e quando cansa, deita e fica tranquilo. Por essas qualidades bastante apreciadas, está sendo uma das raças mais procuradas atualmente. Além disso os cães dessa linhagem propiciam praticidade, uma vez que por causa de seu tamanho e leveza, permite aos seus donos o levarem para praticamente qualquer lugar sem preocupações.

A pelagem do Shih Tzu é longa, densa com bom subpelo ,reta, admitindo-se uma leve ondulação. A escovação deve ser feita a partir do 4º mês. As cores dos pelos variam entre preto, marrom, branco e bicolor. A higienização e limpeza dos ouvidos deve ser semanal , impreterivelmente. Os pelos ao redor dos olhos devem ser cortados ou presos com acessórios, para não interferir na visão ou irritarem os olhos. Nas outras partes do corpo devem ser escovados diariamente.

Esses cães vivem em média de 12 a 17 anos. Devem receber banho semanal, protegendo bem as orelhas e seguido de secagem imediata com o secador. Deve ser oferecido constantemente água filtrada ou mineral para esses cães, e evitar que venham a comer restos de comida ou qualquer alimento do chão, pois possuem aparelho digestivo um tanto frágil e podem vir a contrair doenças graves.

A adestração do Shih Tzu

Considerado um cão bastante desobediente, existe certa dificuldade de adestração de cães dessa raça. Um Shih Tzu gosta de ser independente nos seus atos e vontades, apesar de querer estar sempre perto do colo do dono. Essa independência dificulta que cães dessa raça respondam bem a certos comandos do dono. Por isso será necessário bastante perseverança e paciência. Mas, assim como em outros cães, no processo de adestração não devem ser levado em conta apenas pontos negativos da raça. É importante saber relacionar as características positivas da raça com o processo de adestração.

Por outro lado, o Shih Tzu é bastante inteligente. Sua vontade própria pode dificultar a adestração, enquanto sua inteligência pode facilitar. Além disso, o Shih Tzu é muito observador e curioso, o que pode ser mais uma vantagem na adestração. É muito importante saber usar essas características a favor ao adestrar cães dessa raça.

Cães dessa raça adoram ficar perto do seu dono, principalmente do seu colo. São cães adoráveis e que se apegam bastante com o seu dono, inclusive tenta de tudo para protegê-lo. Isso, portanto, pode causar problemas com vizinhos, pois costumam ser barulhentos e ter latidos que possuem sons que se destacam em meio a outros sons.

Ao adestrar cães dessa raça, esteja sempre preparado para a falha, principalmente nos primeiros dias de adestração. Cães que são desobedientes, têm tendência ao fracasso na adestração, porém nada que um trabalho perseverante e paciente possa resolver. Não se irrite com o cão, pois é característica e personalidade dele, além disso isso só vai dificultar ainda mais a adestração.

Muitos donos erram neste quesito, mas é muito importante o cão saber que é você o líder. Inclusive esse quesito não é importante apenas para o Shih Tzu, mas para cães de todas as raças. Acontece que, como o Shih Tzu é muito desobediente, esse quesito é ainda mais crucial que os outros. Evite sempre fazer as vontades de cães dessa raça. Haverão momentos que a sua aparência fofa mexerá com a emoção do dono, o que poderá prejudicar e fazer o cão achar que consegue o que quer. Definitivamente é importante o cão não ter esse sentimento e ter em mente que o líder é o seu dono.

Tem que ter paciência

Se o dono for uma pessoa impaciente, por muitas vezes ele será tentado a punir o cão, seja com palavras ou, até mesmo, punição física. Tenha sempre em mente que o animal não é culpado de sua personalidade e qualquer tipo de punição por conta disso só irá dificultar a adestração. A melhor punição que o animal pode ter é a falta de recompensa. É importante que a recompensa esteja sempre presente quando o cão fizer algo que o agrade, mas nunca se ele não obedecer. Simplesmente tire a recompensa e logo o cão perceberá que não lhe agradou. Isso basta.

0

Fonte: adestracaodecaes.com.br/

Deixe uma resposta

Top
Loading...