Você está aqui:
Início > Tartaruga > Comprar tartaruga jabuti: conheça mais sobre esse bichinho

Comprar tartaruga jabuti: conheça mais sobre esse bichinho

Quer comprar um jabuti pois acha que é um animal simpático e fácil de cuidar?

 

Conheça mais sobre o jabuti

  • Coloração: colorido, sendo que o jabuti-piranga possui cores mais fortes que o jabuti-tinga.
  • Expectativa de vida: até 80 anos.
  • Nível de energia: baixo.
  • Qualidades principais: doce e calmo.
  • Tamanho/Peso: o jabuti-piranga chega a 50 cm com peso de 6 a 12 kg, e o jabuti-tinga aos 70 cm com peso de 6 a 12 kg.
  • Preço: média de $250.

Principais características de um jabuti

Antes de comprar um jabuti e conhecer suas principais características, saiba que a espécie está entre as ameaçadas de extinção e, por isso, é protegida pelo Ibama, que regulariza a venda das espécies de jabuti-piranga e jabuti-tinga.

Quando for comprar seu jabuti, deve exigir a nota fiscal com autorização do referido órgão para garantir que está fazendo uma compra legalizada e contribuindo para acabar com o contrabando de animais que ameaça tantas espécies.

1. Jabuti precisa de luz solar

A luz do sol é importante para a produção de vitamina D, necessária para manter o casco duro.

O jabuti pode viver tanto no quintal como no terraço, mas é essencial que ele tome sol todos os dias. Os raios solares são importantes porque ativam a vitamina de que fortalece o cálcio nos ossos, que, no caso do jabuti, está no casco.

A falta de luz solar pode deixar o casco mole. Sendo assim, mesmo que vai deixar o seu pet em algum espaço interno de sua casa ou apartamento, certifique-se de que há uma boa iluminação natural no local.

2. Cuidado com pisos escorregadios

Deve ficar em terra ou grama e longe de pisos escorregadios que forçam seus membros

Independente do local onde for deixar o seu jabuti, cuide sempre para que ele esteja recebendo a luz solar e evite deixá-lo em pisos lisos, pois, mesmo que ele ande devagar,  pode escorregar e forçar seus membros.

O piso ideal para um jabuti é um terreno rústico que pode ser feito de terra ou de grama. Nos casos em que ele seja mantido em apartamento, pode ser utilizado algum tipo de piso artificial, proporcionando características parecidas com as dos pisos mais indicados.

3. Deve comer uma vez ao dia

A alimentação deve ocorrer uma vez ao dia feita, com frutas, verduras e legumes, e semanalmente uma ração ou suplemento com cálcio deverá ser ofertada.

Os jabutis não devem comer a todo o momento, até mesmo para evitar a obesidade. O ideal é que seja feita uma refeição ao dia.

Os tipos de alimentos mais indicados são legumes, verduras (principalmente as que possuem folhas verdes mais escuras), queijo branco e frutas. É indicado que, uma vez por semana, você dê ao animal carne moída com algum suplemento de cálcio ou, então, compre a ração correta em algum estabelecimento próprio.

4. Convive com outros animais e crianças

Pode viver facilmente com outros animais e crianças, mas jamais pode ser mordido por um cão, pois isso pode levá-lo à morte.

O jabuti é um animal muito dócil que convive facilmente com outros animais e também com crianças. Ocuidado deve estar justamente para que a criança não o machuque com brincadeiras bruscas.

Da mesma forma, se tiver outras espécies de animais por perto, deve-se tomar cuidado redobrado, já que uma simples mordida de um cachorro pode matar o jabuti.

5. Exige cuidados simples

Banhos em climas quentes e, quando o pet estiver muito sujo, com pano úmido ou água morna e a limpeza diária do local onde fica são essenciais.

Os cuidados com higiene do jabuti são muito simples. Você deve recolher as fezes e os restos de comida para deixar o ambiente sempre limpo.

Quanto ao banho, ele deve tomar em dias mais quentes. Para isso, você pode optar por passar um pano úmido ou apenas jogar um pouco de água morna. Porém, vale lembrar que ele só deve tomar banho em altas temperaturas ou quando estiver muito sujo.

Diferenças entre jabuti, cágado e tartaruga

Os jabutis são terrestres, enquanto os cágados vivem somente em rios e as tartarugas são basicamente marinhas, mas algumas também vivem em água doce.

Um fato muito comum quando uma pessoa resolve ter um animal dessa espécie em casa é achar que não há diferença entre jabuti, cágado e tartaruga.

O jabuti vive somente na terra, tendo os dedos unidos na mão e o pescoço sempre para trás. A carapaça é alta, de forma redonda, e esse bichinho alimenta-se de frutas e verduras.

O cágado mora na água doce dos rios, lagos e lagoas. Suas patas são adaptadas para o nado e possuem uma membrana especial entre os dedos. Sua carapaça tem formato achatado, o que facilita os movimentos de natação. O pescoço é recolhido pela lateral e sua alimentação pode ser tanto vegetariana, como apenas de plantas aquáticas, ou, ainda, composta também por pequenos peixes.

A tartaruga é, em sua maioria, do mar, mas existem espécies de água doce que vivem nos rios. Suas patas são em formato de remo, justamente para facilitar os movimentos de nadadeira. Assim como os cágados, sua carapaça é achatada, porém ela recolhe o pescoço para trás, assim como os jabutis. Alimentam-se tanto de plantas como de pequenos peixes.

Independente é do tipo de espécie, todos esses animais são regulamentados pelo Ibama, significando que é necessária uma nota autorizada de venda para que o comércio seja legal.

Você pode ter qualquer um deles em casa, desde que seja regularizado pelo Ibama e que haja as adaptações necessárias para a sobrevivência do pet.

Conheça o vídeo a seguir, que traz mais informações sobre jabutis, cágados e tartarugas, antes de adquirir um espécime e levar para casa.

https://youtu.be/fwsxm3Nebxw

(Fonte: YouTube – Canal Amazon Sat)

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

4 thoughts on “Comprar tartaruga jabuti: conheça mais sobre esse bichinho

  1. Tem o Capitari, tartaruga, tracajá, pitiú ou iaça, tartaruga cabeçuda, mata-matá, perema, e oitras, alguns vivem da água, outros na terra e uns q vivem na água e na terra, e sem duvida todos vivem bem mais de 100 anos… Comem de tudo, da fruta e legumes, a peixe e restps. Então essa explicação ta meio vaga.

Deixe uma resposta

Top
Loading...