Você está aqui:
Início > Gatos > Dicas para deixar o seu gato tranquilo em casa

Dicas para deixar o seu gato tranquilo em casa

  1. As despedidas e os regressos: A ansiedade de separação no seu gato pode ser reduzida se não fizer da despedida e do regresso um acontecimento. Quando sair, não encha o gato de mimos numa despedida prolongada. O carinho deve ser associado a um momento bom e não a um momento de despedida.
  2. Mantenha as rotinas: Os gatos são animais metódicos e gostam de seguir uma rotina. As refeições devem ser dadas à mesma hora e no mesmo local, assim como a caixa da areia deve estar no mesmo local e limpa, sem acumulação de fezes. Deixe acesso livre aos seus espaços favoritos e não deixe portas fechadas, pois estas são uma fonte de irritação para os felinos. Mantendo as rotinas em casa, o gato sente-se mais seguro e confortável.
  3. Crie um ambiente estimulante: Os gatos dormem durante a maior parte do dia, mas quando estão acordados e se estiverem sozinhos, precisam gastar energia. Deixe alguns brinquedos disponíveis em casa, que façam o seu felino correr e saltar até ficar cansado, satisfeito e por isso, mais calmo.
  4. Passe tempo de qualidade com o seu gato: Mesmo que necessite estar várias horas diárias fora de casa, quando está presente certifique-se de que dispensa tempo para se dedicar ao seu gato. Brincar com ele, dar-lhe um pouco de mimo e de colo, deixá-lo estar ao seu lado. Apenas não o faça logo antes de sair ou depois de chegar.
  5. Esteja atento a alterações de comportamento: Se o seu gato começar a se comportar de forma diferente, como fazer necessidades pela casa, miar ou lamber-se excessivamente, entre outros, considere levar o bichano ao veterinário. Os gatos são muito discretos em relação aos seus sentimentos, pelo que uma alteração de comportamento pode indicar um problema de saúde sério.

Fonte: http://www.mundodosanimais.pt/

 

Deixe uma resposta

Top
Loading...