Você está aqui:
Início > Cães > Prótese feita em impressora 3D traz novas patas a cachorro

Prótese feita em impressora 3D traz novas patas a cachorro

Derby nasceu com as patas dianteiras subdesenvolvidas, uma empresa soube da história criou uma próteses 3D

Sem dúvida, é um “admirável mundo novo”! Derby é um Husky Siberiano pra lá de divertido, mas que nasceu com as patas dianteiras subdesenvolvidas, impedindo sua plena locomoção. Exceto este condição, sempre foi um caozinho saudável. Mesmo assim, Derby foi rejeitado pelos donos e colocado para adoção.

O que era para ser um triste história, no entanto, se transformou em um exemplo de compaixão e trouxe esperança a milhares de donos de pet com condição similar. Derby ganhou uma nova tutora, Sherry Portanova, e quando executivos da 3D Systems, uma empresa especializada em impressão 3D, souberam de sua condição, tornaram sua missão ajudar Derby. O resultado não podia ser melhor!

O caminho foi longo. A primeira tentativa de Sherry foi usar uma cadeira de rodas. Apesar de funcionar bem, Derby sempre foi um cachorro bastante ativo e a cadeira de rodas não permitia sua plena movimentação, em especial quando precisava mudar de direção, pular… enfim, brincar!

Quando executivos da 3D Systems souberam do caso de Derby e resolveram colocar a tecnologia à serviço dele. Eles desenvolveramum molde das patinhas subdesenvolvidas de Derby e criaram esta prótese personalizada com impressora 3D. Esses equipamentos funcionam de forma similar às impressoras que conhecemos, só que, ao invés de tinta, vai depositando camadas de um material (um espécia de liga plástica) até formar a peça. Estas impressoras estão ficando cada vez mais conhecidas/ populares, inclusive no Brasil.

O resultado foi incrível. Com as próteses, Derby tem plena movimentação: pode pular, brincar, correr… e como corre. Fora as brincadeiras, Derby sai para corridas de 3 km a 4 km todos os dias com seus donos.

No emocionante vídeo (abaixo) fica claro a diferença que estas próteses trouxeram na qualidade de vida de Derby e quão feliz esse cachorrinho ficou:

https://youtu.be/uRmoowIN8aY

3D Systems, a empresa que desenvolveu as próteses de Derby, está localizada nos Estados Unidos e não temos informação sobre preços e se vendem essas unidades para o Brasil, mas vale contatá-los. No Brasil, já existem diversas empresas que fazem peças em 3D, como Proimp3D e P1 Protótipos, mas não necessariamente têm a experiência e a tecnologia para a criação de próteses como a do Derby. Mas vale pesquisar; quem sabe seu pet não se torna o primeiro caso nacional?

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

Deixe uma resposta

Top
Loading...