Você está aqui:
Início > Cães > Será que os cães podem sentir o cheiro do medo?

Será que os cães podem sentir o cheiro do medo?

Apesar de você acreditar que quando o cão passa por você dá aquela super farejada, é um exagero concluir que ele está sentindo cheiro do seu medo.

A verdade é que você demonstra o seu medo de muitas outras maneiras como, através da sua postura, tensão muscular e expressão facial.

Foram realizadas pesquisas de laboratório sobre esse tema por Jim Johnston, e o mesmo concluiu que, apesar de o nosso corpo ter uma reação química quando estamos com medo, a ciência não conseguiu isolar os tais “componentes do pânico”.

cachorro-cheiro

Talvez o mais provável seja que os cães respondam às reações de medo humano com base em pistas visuais do nosso comportamento. Como por exemplo, quando nossos músculos ficam tensos, naturalmente mudamos nossa forma de respirar e os nossos movimentos acabam se tornando mais rápidos”, diz o pesquisador.

Johnston ainda complementa, explicando que os cães são extremamente sensíveis aos aspectos sutis do comportamento humano e são suscetíveis a responder a tais mudanças.

Sendo assim, apesar de suarmos mais quando estamos nervosos, e ficarmos mais afobados, isso não quer dizer que o cão está sentindo o cheiro do nosso medo. Isso não é verdade.

Deixe uma resposta

Top
Loading...