Você está aqui:
Início > Gatos > Todos os gatos de três cores são fêmeas?

Todos os gatos de três cores são fêmeas?

Sim, ou pelo menos 99% dos gatos tricolores são fêmeas. Apenas 1% dos gatos que tem esse tipo de pelagem são machos, o que pode ser considerado muitíssimo raro, sendo considerado como resultado de uma anomalia genética.

A cor da pelagem é uma característica que é herdada dos pais do animal e os genes das cores que existem nos gatos (amarelo, preto e branco) estão presentes no cromossomo X, denominante. Quando ocorre a fecundação o material genético do pai e da mãe se unem para formar o filhote, a mãe passa o cromossomo do tipo X, pois ela tem dois cromossomos, sendo eles o XX e do pai é XY, um cromossomo X, que vai originar uma fêmea (XX) ou Y, que vai formar um macho (XY), o que é improvável de se acontecer.

Então, a cor que vai sair o felino está somente ligada ao cromossomo X e cada gato possui um par de genes relativos à cor, e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Assim, para que a fêmea tenha três cores ela precisa ter um cromossomo X da cor branca e outro X da cor amarela. Os gatos machos não possuem dois cromossomos X, eles possuem em mais que 99% dos casos cromossomos XY.

gata-tricolor

Portanto, somente as fêmeas podem ser tricolores, pois podem carregar dois genes de cores diferentes em cada cromossomo X. A partir dessa combinação que se resulta os felinos brancos com manchas pretas e amarelas, ou vice-versa.

Como resultado de uma anomalia, um gato macho pode apresentar dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco) e um Y (XXY). Isto pode gerar um gato macho com três cores, porém, isto é considerado uma aberração cromossômica muito rara que resulta em um gato macho tricolor estéril.

FONTE: Diário de Biologia

Deixe uma resposta

Top
Loading...